O termo “inovação” se popularizou nas áreas de Economia, Engenharia e Administração, em pesquisas sobre o desenvolvimento econômico e o mercado. Com o passar dos anos, o termo ganhou novas camadas e definições, como a inovação tecnológica, gerencial, de marketing e social, e cada uma delas almeja por mudanças diferentes na realidade.
A inovação social, foco deste estudo, independentemente da lógica de mercado, busca inovar socialmente e busca por mudanças na melhoria do bem-estar da sociedade e também considera nuances da sustentabilidade. O conceito está em disputa e em constante crescimento, o que nos leva a necessidade de compreendê-lo através de variados campos, como o das universidades que atuam diretamente com a população. Portanto, o objetivo desta obra é o de analisar as experiências de Inovação Social da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e sua aproximação com a sociedade e a lógica do desenvolvimento sustentável.
Trata-se de um estudo qualitativo que se baseou na metodologia de Estudo de Caso, que conta com uma série de procedimentos, como a pesquisa bibliográfica, documental e a de campo, com o uso de entrevistas semiestruturadas. Optou-se pelo uso da análise de narrativas para tabular, organizar e refletir sobre os dados obtidos.
DOI: 10.63330/livroautoral62025-
ISBN:
978-65-83849-07-6
Ano de publicação: 2025
Numero de páginas: 1-114